Vai viajar para a China? Veja os documentos necessários para a obtenção do visto de turista.

Quando estamos nos programando para uma viagem para o outro lado do mundo, muitas vezes não sabemos por onde começar os preparativos. Na nossa próxima viagem pela Ásia, passaremos por 11 países daquele continente.

Achamos prudente, além da vacina de Febre Amarela, que é aconselhável para cidadãos brasileiros quando viajam para a Ásia, também tomar a vacina contra Febre Tifoide, por ser doença infectocontagiosa causada pela bactéria Salmonella enterica typhi. Como há muita comida de rua por lá, e mesmo que tenhamos nos planos ser bem cautelosos nessa questão, melhor prevenir.

Mas agora vamos direto ao assunto: O que precisa para tirar o visto de turista?

A Ilha de Hainan é a província mais aberta ao turismo em toda a China, fica no extremo sul e não exige visto para viagens que durem até 30 dias.

Para permanência inferior a 90 dias, os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar nas regiões administrativas de Hong Kong e Macau.
Também é possível entrar no país e pedir no aeroporto o visto de trânsito, pois se ficar até 72h há isenção de visto. Em Pequim, Tianjim e Hebei, é possível ficar até 144h (6 dias); entretanto, o turista não pode mudar de cidade no período até a viagem para o país seguinte.

Nós passaremos bastante tempo e queremos conhecer várias cidades, portanto optamos pelo visto de Turista.

Visto de turista para a China (Visto L)
Documentação necessária para tirar o visto (válido por 5 anos), a ser apresentada a partir de 90 dias da entrada naquele país:

  1. Uma foto 3×4, sem sorrir, sem brincos, sem colares, conforme orientações da imagem acima;
  2. Passaporte brasileiro original com validade de, no mínimo, 6 meses;
  3. Cópia do passaporte (página de dados do portador);
  4. Formulário de visto preenchido .Você deve baixar o formulário no site da Embaixada Chinesa;
  5. Cópia de passagens aéreas (de entrada e saída da China)
  6. Cópia das reservas dos hotéis. – a passagem deve ser adquirida antes de tirar o visto chinês; ou carta de convite emitida por órgão ou pessoa da China com dados precisos: Nome, sexo, data de nascimento do convidado; Data da chegada e saída, local(is)de visita; Nome, telefone, endereço de órgão ou indivíduo convidante, carimbo de órgão e assinatura da representante legal de órgão ou indivíduo convidante (se você for ficar na casa de alguém tem que apresentar obrigatoriamente esta carta-convite!);
  7. comprovante de renda (ex.: extrato bancário, comprovante de salário fornecido pela empregadora ou declaração de imposto de renda);
  8. Itinerário com todos os pontos turísticos a serem visitados, especificando as datas/dias de visita.

A solicitação poderá ser presencial. Aqui em Brasília, os atendimentos ocorrem em dias úteis, das 9h às 12h. Os vistos somente podem ser solicitados a partir de 90 dias antes da entrada na China.

Também pode ocorrer via correios. Quando for proveniente de Estados que não pertencem à área da jurisdição consular da Embaixada, não será atendida.

Deve-se solicitar no Consulado-Geral em São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife, cuja área da jurisdição consular compreende o seu Estado de residência. (A área da jurisdição consular do Consulado-Geral em São Paulo compreende os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A área da jurisdição consular do Consulado-Geral no Rio de Janeiro compreende os estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Já o Consulado Geral da República Popular da China em Recife tem jurisdição sobre os oito Estados do Nordeste do Brasil, incluindo Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Alagoas e Sergipe).

Solicitantes da jurisdição consular da Embaixada que estiverem em outros estados fora os citados podem solicitar os vistos via correio ao consulado de Brasília-DF, desde que observados os trâmites legais. Juntamente com a documentação deverá ser enviado envelope de retorno preenchido com o endereço do destinatário. O solicitante deverá entrar em contato com a Embaixada para confirmação de recebimento da documentação e do valor a ser depositado. Em seguida o comprovante de depósito deverá ser enviado por e-mail: vistochina.bra@gmail.com.
Maiores informações :
Embaixada da República Popular da China no Brasil.
SES-Av. das Nações,Quadra 813, Lote 51, Brasília-DF, Brasil CEP: 70443-900
Tels: 005561-2195 8200 Fax: 005561-3346 3299

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s