Brasília e sua beleza velada.

“SQS 303”. Quadra 303 sul.

Moramos em uma cidade que não se mostra ostensivamente aos turistas e aos que por aqui passam a trabalho.
Quem vem à cidade e se satisfaz tão somente com o eixo monumental e seu viés político, imaginando que a cidade se resume a isso, está completamente enganado!

Brasília é uma cidade realmente bem diferente!

O verde e o paisagismo do Plano Piloto; a atmosfera interiorana das quadras residenciais; a possibilidade de colher frutas, como amora, acerola, pitanga e jabuticaba (além de abacate, manga, limão, jaca…), em espaços públicos; o agito dos parques e clubes aos finais de semana; o movimento da cena cultural com shows e exposições; à noite, os barzinhos e pubs das entrequadras; o entorno rico em cachoeiras e belezas naturais são alguns aspectos característicos dessa “cidade-jardim”. Isso sem falar na fauna livre: capivaras, curicacas, seriemas, carcarás, tucanos, pica-paus, joão de barro, quero quero, saruês… A cidade possibilita aos nossos pequenos uma infância rica em contato com a natureza e excelentes memórias!

Ah… Brasília e seus encantos secretos! Permita-se explorar essa cidade – que à primeira vista pode ser “esquisita” – e tenho certeza de que você irá se surpreender e se apaixonar!

Pontos de interesse

1. Parques de Brasília

Churrasqueiras do estacionamento 4

O Parque da Cidade é o maior parque urbano da América do Sul. Tem área para caminhada, ciclovia, parque de diversões permanente (Nicolândia). No local, é possível alugar bicicletas por meio dos aplicativos Yellow ou Green. Tem área para churrasco, com churrasqueiras de uso gratuito pela população nas alturas dos estacionamentos 3 e 4.

Parque olhos d’água, que fica no final da asa norte, é uma boa opção para caminhada e para muito contato com o verde.

Um pouco mais distante do centro mas igualmente belo e agradável, o Jardim botânico de Brasília encanta o visitante. Ideal para quem quer fazer piquenique sem ter trabalho nenhum, pois dá para curtir um café da manhã por lá. É que o restaurante Bom Demais disponibiliza a toalhas e panos para o picnic nos finais de semana! Mas chegue cedo para pegar uma mesa com toalha livre, pois sempre tem fila de espera!

2. Lago Paranoá

Brasília não tem mar, mas tem o Lago Paranoá, que abriga orlas e pontos turísticos que também são aproveitados pela população local.

Para belas fotos e bons restaurantes sugerimos conhecer o Pontão. O local , que possui em sua entrada um lindo arco duplo, é um excelente passeio para assistir o pôr do sol.

Pontão do lago sul.

No lado oposto, o Pier 21, espécie de shopping aberto, possui praça de alimentação, cinema, lojinhas, boliche(Striker Boliche) e espaço de jogos(Go games). E lá tem um restaurante com sanduíches muito saborosos, o Jerônimo, a segunda linha do restaurante Madero.

No Lago Paranoá, também tem a Ermida Dom Bosco, mais distante, porém muito linda para fotos, mas sem muita estrutura de alimentação.

Se a proposta é algo mais rápido, as orlas são uma excelente opção. A do Lago norte possui pedalinho e caiaques para aluguel e a do Lago Sul tem um parquinho infantil que faz a alegria das crianças.

Mas se a ideia é só comer e curtir com vista para o Lago, que tal o restaurante Mangai? É, para nós, um dos melhores self services da cidade.

3. Passeios pelas entrequadras

Sugerimos começar pela quadra modelo de Brasília: 308 sul. Lá tem a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, primeira capela a ser construída na cidade, em 1958, antes da inauguração da capital federal. Foi erguida como uma promessa de D. Sarah Kubitschek para curar a sua filha. Projetada por Oscar Niemeyer, tem formato de chapéu de freira e, em sua fachada, possui azulejos do grande artista Athos Bulcão. Na mesma quadra, andando um pouquinho, encontramos um lindo espelho d’água com peixes tipo carpas que alegram das crianças aos adultos, logo ali no blog F. Continue o passeio para a quadra 108 Sul e visite a banca de jornal do Sr. Lourivaldo, a mais antiga da cidade, que possui em frente uma árvore gigantesca com um portal pitoresco, dito da felicidade. Conheça a Unidade de Vizinhança, e se quiser utilizar suas dependências (como as piscinas e o excelente parquinho infantil), basta mostrar o comprovante de residência de fora da cidade e as passagens aéreas, que o acesso é liberado! Nas entrequadras, tem o comércio, que inclusive conta com restaurantes para turista nenhum ficar com fome.

4. Igreja Dom Bosco

Para nós, a igreja mais linda, especialmente por sua parte interna, por nos fazer introspectivos com os reflexos internos da luz do sol nos vitrais. O local também conta com um lindo memorial/mausoléu dedicado a Dom Bosco, com vídeos sobre sua história e a fundação de Brasília.

5. As torres de Brasília

Não estamos falando apenas das conhecidas torres do Congresso Nacional, que compõem o cenário político da capital, ao lado dos ministérios tão filmados no Jornal Nacional.

É que Brasília possuí uma torre de TV no eixo monumental, que tem uma bela vista do seu topo(atualmente interditada para reforma). Na base, uma linda fonte dançante que encanta quem passa pelo local principalmente a noite, quando suas luzes e sons são ligados.

Também tem a torre de TV digital, um pouco mais distante do centro mas igualmente bela, com possibilidade de visitação ao seu cume. Essa torre é visível aos transeuntes da cidade a quilômetros de distância. Pertinho da torre digital, fica Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Há 185 Santuários iguaizinhos ao redor do mundo e um deles está aqui em Brasília e é um charme!

6. Planetário de Brasília

Com algumas sessões mais adultas e outras voltadas para o público infantil, como “O segredo do foguete de papelão”, o local oferece uma excelente experiência gratuita na capital do país.

7. Templo da Boa Vontade.

Conhecido como LBV, termo que vem de Legião da Boa Vontade. Vale a visita, que é gratuita. Está aberto todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. É um templo ecumênico, que reúne pessoas de todas as religiões e filosofias religiosas ou não, que propicia lugar de meditação, oração, silêncio e paz. Atenção, você tem que “respeitar” o local, pois é proibido entrar de bermudas, saias curtas e shorts.

Mas eles fornecem uma vestimenta para usar se você estiver “inadequado”.
Os ambientes são : Nave, Sala Egípcia, Mandala, Fonte Sagrada, Memorial Paiva Netto, Salão Nobre e a Galeria de Arte. No topo da pirâmide, que aparece ao fundo, há a maior pedra de cristal puro do mundo(com 21kg), que foi encontrado em Cristalina, Goiás. Abaixo dele há a “nave”, que proporciona aos visitantes um passeio (dentro de si mesmo). Lá dentro, a idéia é uma caminhada por pedras escuras até o centro, que fica abaixo do cristal. O retorno, pelas pedras claras, leva à frente do altar, onde está escrita a frase “Todo dia é dia de renovar nosso destino”. Essa experiência, para nós, é sempre revigorante e nos liberta das “negatividades” que carregamos.
Se o tempo for curto, além da nave, vale a ida à sala egípcia, esta tem uma taxa de visitação simbólica. Vale a pena, pois parece que encontramos um pedacinho do Egito ali!
Vamos ao local pelo menos uma vez ao ano, e também quando recebemos visitas…. um passeio imperdível para quem vem a Brasília!

8. Parque Nacional Água Mineral

Quer aproveitar um banho com àgua corrente praticamente dentro da cidade? A água é gelada, então há quem não anime. Mas vale o passeio, tem trilhas também. Cuidado, o local possui muitos macacos soltos, que costumam “mexer” nos pertences dos visitantes mais distraídos.

Brasília é verde, é vida. É cidade urbana com jeitinho de interior e, ainda assim, Brasília é a capital do nosso país! Esta cidade vai muito além da Esplanada dos Ministérios e do Congresso Nacional que estão sempre nas manchetes dos jornais. Se alguns falam, por exemplo, que não foi feita para andar a pé, é por não conhecer a Asa Sul. O passeio pela cidade é extremamente agradável e prazeroso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s