Viajando com bebês e crianças

Não existe idade mínima para viajar com os pequenos. No caso de viagens de avião, as companhias aéreas do Brasil só transportam recém-nascidos com, no mínimo, 7 dias de vida (algumas exigem 10 dias de vida). Nesse caso, como pais, consideramos importante que os bebês tenham tomado pelo menos as primeiras vacinas do calendário infantil (Hepatite B, BCG , Pentavalente e Polio inativada – ou a hexavalente-, Rotavírus e Pneumocócica) , o que faria que a viagem fosse realizada com pelo menos 2 meses de vida.

E assim foi que começamos a nos aventurar mundo afora com pequeninos, transmitindo nossa paixão por viajar. Com o mais velho, fizemos a primeira viagem nacional aos 2 meses, para Fortaleza, e internacional aos 3 meses, para a Argentina. A pequena já viajou bastante, sua primeira viagem foi de carro para um hotel fazenda, aos 5 meses. De avião, a primeira vez dela foi para o Ceará, aos 10 meses de vida. Nossa primeira viagem internacional com a família toda foi em maio de 2017, para Punta Cana, quando prestigiamos o casamento de um grande amigo.

No Brasil dá para viajar apenas com a certidão de nascimento do bebê; e em países da América Latina (exceto Suriname e Guianas) seria possível viajar apenas com a identidade, tanto dos pais como dos pequerruchos. Acontece que em Brasília, onde moramos, não foi possível emitir a carteira de identidade do nosso filho, pois ele era pequeno demais para ter suas digitais reconhecidas pelo sistema, o que nos obrigou a tirar o passaporte quando decidimos viajar para a Argentina.

Isso não foi um problema, já que para outros países o passaporte é imprescindível, e nós planejávamos fazer outras viagens carregando o pequeno a tiracolo!

Tivemos que tirar um segundo passaporte do nosso bebêzão em 2015 , pois passaportes de bebês e crianças tem validade restrita. Vejam só:

0 a 1 ano incompleto – 1 ano de validade do passaporte

1 ano completo a 2 anos incompletos – 2 anos de validade

2 anos completos a 3 anos incompletos – 3 anos de validade

3 completos a 4 anos incompletos – 4 anos de validade

4 anos completos a 18 anos incompletos – 5 anos de validade

18 anos completos ou mais – 10 anos de validade (desde julho de 2015).

Uma excelente novidade é que agora a filiação consta no passaporte, o que desobrigou a nós pais de ter que viajar portando passaporte e certidão de nascimento. (Ainda bem!) A nossa pequena já usufruiu desse benefício no seu primeiro passaporte!

Também é possível deixar autorizado no passaporte que o bebê, a criança ou o adolescente (até 18 anos incompletos) viaje desacompanhado de um dos pais, o que diminui a burocracia com a necessidade de permissão em cartório para este tipo de viagem.

No Brasil, a burocracia pra viajar  é menos complicada. As crianças de 0 a 12 anos com um dos pais ou um parente de até terceiro grau não precisam de autorização de viagem, só comprovação de parentesco. Ou seja, pais, mães, irmãos e titios maiores de 18 anos  podem levar os pequenos para passear apenas com a identidade deles!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s