Um turismo histórico surpreendente na Flórida.

 

 

            Saint Augustine é uma cidade bela, histórica, e por que não dizer: romântica! Essa cidade surgiu do assentamento europeu mais antigo nos Estados Unidos da América.

            Poucos lugares do mundo nos transmitiram leveza e encantamento como essa cidade. Saint Augustine é, de fato, bem explorada turisticamente (há muitos hotéis, atrações turísticas, restaurantes, enfim, existe uma ótima estrutura para os visitantes) e fica a apenas 2 horinhas de carro a partir de Orlando, ou 4 horas e meia a partir de Miami, destinos mais badalados pelos brasileiros.

 

                 A história conta que essa cidade, que fica a  cerca de 170 km de Orlando, foi fundada em 1565, pelo explorador e almirante espanhol Pedro Menendes de Aviles. Esse é o inspirador da Rua Aviles (Aviles Street). É inegável, ainda, a influência espanhola na arquitetura da cidade!

 

                 Como chegamos a Saint Augustine tarde, perto de 1:00 a.m, a cidade já estava bem parada. Não havíamos reservado hotel, já que passaríamos apenas 1 noite e 1 dia. O suficiente para conhecer boa parte da cidade, que deixou um gostinho de quero mais. Conseguimos um ótimo hotel, não tão belo, mas muito arrumado e limpo. Excelente custo-benefício! (A diária para o casal ficou em US$60,00 e não oferece café-da-manhã – em 2011). Chama-se Economy Inn:

 

Fachada do hotel Economy Inn

                Acordamos e iniciamos nosso passeio literalmente pelo começo, ou seja, visitamos o marco inicial da cidade: “Missão Nome de Deus”. Neste local, em 8 de setembro de 1565, Pedro Menéndez de Avilés desembarcou e fundou a cidade, o primeiro assentamento cristão do país. Aqui, o Padre espanhol Francisco López de Mendoza Grajales, ofereceu a primeira missa. Os espanhóis pioneiros batizaram o local como Missão Nome de Deus e fundaram a primeira missão cristã nos EUA.

Placa – Mission of Nombre de Díos

                Como o local era próximo ao hotel em que estávamos, deixamos para visitar a Igreja Our Lady Of La Leche e os demais pontos da Missão ao retornarmos, pois estávamos curiosos para conhecer o restante da cidade, já que começamos o nosso passeio tarde, quase 11 horas da manhã. Nada como conhecer lugares a pé, é a melhor forma!

                Caminhamos na direção da antiga prisão, que também é um museu. Resolvemos não entrar, a fim de conhecer outros lugares da cidade com horário para fechar. Só a visita ao local já compensou:

Local onde pessoas foram realmente executadas!

Da Antiga Cadeia, fomos passear pela cidade, passando por diversos pontos turísticos, como se vê nas seguintes fotos:

 

 

Fountain of Youth
Planetarium

                Ao longo da nossa caminhada, apreciamos as casas residenciais, que mais são utilizadas como casas de veraneio, já que a cidade é praiana.

                Não podia faltar um passeio no forte da cidade, uma construção iniciada em 1672 quando a Flórida ainda era território Espanhol. O Castillo de San Marcos foi renomeado várias vezes durante a ocupação britânica, até que, após uma votação no Congresso, reconquistou sua nomenclatura original. A entrada atualmente custa U$15.00, válida por 7 dias e crianças e adolescentes até 15 anos não pagam. (Quando fomos, custava apenas U$6.00)

 

Castillo de San Marcos

 

 

 

Dentro do forte, com vista para o mar.

 

 

Coquina, rocha sedimentar que se forma de fragmentos de conchas, matéria prima para a construção do Castillo.

               Não podemos deixar de falar da rua mais charmosa da Cidade Antiga (Old Town), a Saint George Street, que é somente para pedestres, oferecendo diversas lojas de souvenirs, restaurantes e pontos turísticos para os visitantes.

                   Nela, encontramos esse barzinho maravilhoso, o Mi Casa Cafe, que oferece uma cerveja artesanal deliciosa e hamburgeres caseiros. Excelente almoço/lanche!

A cerveja – SweetWater!

 

 

Viu quanta coisa dá para se fazer em apenas 1 dia na cidade? Curioso em conhecer mais sobre Saint Augustine? Indicamos o site http://www.floridashistoriccoast.com/ e surpreenda-se!

Ps:  Nesta viagem, o roteiro foi meio maluco e não fomos a Saint Augustine direto de Orlando. Ainda no Brasil, saímos de Brasília, rumo ao Rio de Janeiro. Embarcamos para os EUA e chegamos no país norte americano por meio da Carolina do Norte. Após, pegamos um avião para Orlando. De lá, fomos conhecer Nassau, em Bahamas. Em seguida, Miami, onde alugamos um carro e saímos rumo a Saint Petesburg, para conhecer o Museu Dalí. De lá é que fomos para Saint Augustine. Deu para entender?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s